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Aquario Marinho
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Aquario Marinho
Montar um aquário marinho é muito simples, e ao contrário do que muita gente diz, mantê-lo não é trabalhoso e muito menos complicado.Quanto maior o aquário, mais fácil é mantê-lo,pois o volume maior de água confere mais estabilidade ao“miniecossistema”, diminuindo variações de temperatura,Ph, salinidade etc...Além disso distribui melhor as concentrações de matéria orgânica, evitando níveis tóxicos nos momentos mais críticos do aquário, quando morre um peixe e não é retirado em curto espaço de tempo, por exemplo. A estrutura para se montar e manter qualquer aquário marinho consiste basicamente de:
Filtragem- o ideal é utilizar-se de uma caixa de circulação(ou como os norte americanos dizem,sump), onde a água passa através de elementos filtrantes -Lã acrílica, carvão ativado, resinas removedoras de fosfato,silicato e nitrato etc...; e onde também é colocado o Skimmer, um filtro auxiliar responsável por retirar excesso de materiais orgânicos que podem comprometer a qualidade de água do aquário. A caixa de circulação nada mais é do que uma caixa de vidro menor que o aquário com algumas divisórias para receber os materiais filtrantes, um par de mangueiras ou tubulações para trocar água entre o aquário principal e esta caixa, e uma bomba potente o suficiente para elevar água até a altura da borda superior do aquário sendo que a água retorna para a caixa por gravidade. O ideal é que esta bomba tenha um fluxo efetivo de pelo menos 10 vezes o volume do aquário em litros por hora. Exemplo: um Aquário de 200 litros, pelo menos uma bomba de uns 2000 a 2500 litros por hora. Existem ainda gira-giras que são aparelhos desenvolvidos para variar o fluxo de água que vem da caixa a fim de melhorar a distribuição de água por todo o aquário melhorando assim a oxigenação e a circulação.
Circulação: A água de qualquer aquário marinho deve ser bem movimentada , com o intuito de simular as correntes que atingem os recifes de corais, por exemplo. Para isso torna-se necessário utilizar de bombas de circulação dentro do aquário. Toda a água do aquário deve passar no mínimo 10 vezes a cada hora pelas bombas. Ou seja, para um aquário de 200 litros, no mínimo 2 bombas de 1000 litros/hora ou 3 de 700 litros/hora. O ideal é procurar direcionar os jatos das bombas para direções opostas, para que haja uma melhor distribuição do fluxo de água.
Salinidade: Para atingirmos a salinidade igual à da água marinha devemos usar o sal sintético próprio para isso. O sal deve ser de boa qualidade, livre de nitratos e fosfatos e de fácil e rápida dissolução. A densidade ideal para nossos aquários marinhos é de 1.020 a 1.024 g / l. Para sabermos a densidade da água de nosso aquário usamos o densímetro ou um refratômetro que é mais preciso.
Iluminação: A iluminação dos aquários marinhos deve ser potente e selecionada. Uma forma grosseira,simples, e eficiente de se “dosar” a potência de luz a ser instalada no aquário é utilizar-se de ½ a 2 watts por litro de água. Ex. aquário de 200 litros, devem ser utilizados de 100 a 400 watts de luz. O mínimo de ½ watt por litro só é recomendo para o aquário que não pretende receber seres que dependem de muita luz, como alguns corais duros e tridacnas. As lâmpadas recomendadas são as fluorescentes T5 HO e HQI´s. As fluorescentes T5 HO possuem duas vezes mais eficiência luminosa (lumens/watts) que um tubo fluorescente normal, o que facilita a instalação, pois permite o uso de um número menor de lâmpadas para atingir a potência desejada.
Exemplo de filtro Skimmer essêncial para o bom funcionamento de um aquário marinho, pois, através de uma bomba potente que cria micro-bolhas de ar ele cria uma espuma onde fica concetrada grande parte da matéria orgânica do aquário, a qual é coletada por um copo e depois descartada.
Exemplo de bomba de circulação (Ecotech Vortech) que simula o movimento das ondas do mar no aquário para o crescimento saudável dos peixes e principalmente dos corais, além de ajudar a movimentar a sujeira do fundo levado-a para o filtro.
Refratômetro usado para medir a quantidade de saldisolvido na água. A medição da densídade é a mais importante para o bom funcionamento do aquário de água salgada.
Filtragem- o ideal é utilizar-se de uma caixa de circulação(ou como os norte americanos dizem,sump), onde a água passa através de elementos filtrantes -Lã acrílica, carvão ativado, resinas removedoras de fosfato,silicato e nitrato etc...; e onde também é colocado o Skimmer, um filtro auxiliar responsável por retirar excesso de materiais orgânicos que podem comprometer a qualidade de água do aquário. A caixa de circulação nada mais é do que uma caixa de vidro menor que o aquário com algumas divisórias para receber os materiais filtrantes, um par de mangueiras ou tubulações para trocar água entre o aquário principal e esta caixa, e uma bomba potente o suficiente para elevar água até a altura da borda superior do aquário sendo que a água retorna para a caixa por gravidade. O ideal é que esta bomba tenha um fluxo efetivo de pelo menos 10 vezes o volume do aquário em litros por hora. Exemplo: um Aquário de 200 litros, pelo menos uma bomba de uns 2000 a 2500 litros por hora. Existem ainda gira-giras que são aparelhos desenvolvidos para variar o fluxo de água que vem da caixa a fim de melhorar a distribuição de água por todo o aquário melhorando assim a oxigenação e a circulação.
Circulação: A água de qualquer aquário marinho deve ser bem movimentada , com o intuito de simular as correntes que atingem os recifes de corais, por exemplo. Para isso torna-se necessário utilizar de bombas de circulação dentro do aquário. Toda a água do aquário deve passar no mínimo 10 vezes a cada hora pelas bombas. Ou seja, para um aquário de 200 litros, no mínimo 2 bombas de 1000 litros/hora ou 3 de 700 litros/hora. O ideal é procurar direcionar os jatos das bombas para direções opostas, para que haja uma melhor distribuição do fluxo de água.
Salinidade: Para atingirmos a salinidade igual à da água marinha devemos usar o sal sintético próprio para isso. O sal deve ser de boa qualidade, livre de nitratos e fosfatos e de fácil e rápida dissolução. A densidade ideal para nossos aquários marinhos é de 1.020 a 1.024 g / l. Para sabermos a densidade da água de nosso aquário usamos o densímetro ou um refratômetro que é mais preciso.
Iluminação: A iluminação dos aquários marinhos deve ser potente e selecionada. Uma forma grosseira,simples, e eficiente de se “dosar” a potência de luz a ser instalada no aquário é utilizar-se de ½ a 2 watts por litro de água. Ex. aquário de 200 litros, devem ser utilizados de 100 a 400 watts de luz. O mínimo de ½ watt por litro só é recomendo para o aquário que não pretende receber seres que dependem de muita luz, como alguns corais duros e tridacnas. As lâmpadas recomendadas são as fluorescentes T5 HO e HQI´s. As fluorescentes T5 HO possuem duas vezes mais eficiência luminosa (lumens/watts) que um tubo fluorescente normal, o que facilita a instalação, pois permite o uso de um número menor de lâmpadas para atingir a potência desejada.
Exemplo de filtro Skimmer essêncial para o bom funcionamento de um aquário marinho, pois, através de uma bomba potente que cria micro-bolhas de ar ele cria uma espuma onde fica concetrada grande parte da matéria orgânica do aquário, a qual é coletada por um copo e depois descartada.
Exemplo de bomba de circulação (Ecotech Vortech) que simula o movimento das ondas do mar no aquário para o crescimento saudável dos peixes e principalmente dos corais, além de ajudar a movimentar a sujeira do fundo levado-a para o filtro.
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